quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bolha Imobiliária

Quem  está procurando imóvel no Brasil certamente percebeu que os preços subiram de forma assustadora nos últimos anos. Muitos dizem que isto é devido a copa da mundo e as olimpíadas. Dizem que por algum motivo misterioso isto teria "valorizado" os imóveis por aqui. O que está acontecendo no Brasil é o mesmo que ocorreu e está ocorrendo em diversos países (que não terão olimpíadas ou copa do mundo), uma bolha de crédito. Esta bolha está fazendo com que os preços subam proporcionalmente a quantidade de crédito ofertado.

O gráfico abaixo mostra a quantidade de crédito habitacional no Brasil desde 1995. Nele é possível perceber o significativo aumento que tivemos nos últimos anos.



















  Um aumento do crédito, sem uma poupança genuína que justifique tal aumento, não pode durar de forma sustentável. Por aqui a economia já está mostrando sérios sinais de fraqueza, vide o desespero do governo em baixar os juros.

2 comentários:

  1. O pior ainda é que tem gente que acredita que o período de exuberância econômica que o nosso ex-presidente tanto exaltava é devido a nunca na história desse país ter acontecido um aumento de renda tão significativo como aconteceu em sua gestão... O pior é que um dia a conta chegará e a população é que pagará!

    Igor Eduardo

    ResponderExcluir
  2. O gráfico mostrado no post foi retirado do site do banco central.
    https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries

    Abraços.

    ResponderExcluir